sexta-feira, 20 de junho de 2014

Arte em açúcar... mais de mil e uma possibilidades!

Nunca imaginei que fosse possível fazer tanta arte com açúcar! Antes de fazer uma imersão nesse mundo absolutamente doce, pensava que algumas artes e elementos de um bolo não poderiam ou não eram comestíveis... Imaginava que, o que não fosse bolo, poderia ser biscuit, ou outro material que não pudesse ser "mordido" e "engolido"! rsrsrs Nada doce ilusão...

A verdade é que, em cada desafio, descubro uma infinidade de elementos e estruturas que podem sim ser comestíveis e são verdadeiras obras de arte para compor o cake. 

Uso "pasta americana" para cobrir e trabalhar os elementos que compõem a arte do bolo. Em outros países essa pasta também é conhecida como foundant, que nada mais é do que pasta de açúcar! Essa pasta pode ser caseira ou industrializada... no final o resultado é o mesmo e as delícias doces ficam maravilhosas!

Um dos primeiros cakes com modelagem de elementos em açúcar foi este: 

 

O marido de uma amiga minha faria aniversário e ela confiou na "Dona Fofa" pra fazer um cake de chocolate. Mas ela queria um bolo que tivesse a ver com o trabalho dele, que é proprietário de uma fábrica de cadeiras e sofás... O combinado era fazer algo neste sentido... me "virei nos 30" e passei algumas longas horas debruçada nesse cake, com as mãos na pasta pra transformar um punhado de açúcar em sofá! Acabei fazendo um sofá com direito a uma salinha, almofadas, tapete e uma "luminária" de canto... usei velas pra isso! Queimei meia dúzia de neurônios, mas o sofá saiu! Se não fosse tão pequeno teria dormindo nele naquela noite... Como foi o primeiro sofá da minha vida toda... rs até que gostei do resultado! =)


Outro cake que também adorei o resultado e que colocou "tico e teco" pra funcionar foi esse:


A missão dada foi: um bolo para uma adolescente muito muito muito vaidosa! Salto alto, batom e uma bolsa "animal print" fizeram a menina gritaaaaar de emoção quando viu o bolo... nem precisa eu dizer se ela gostou, né? O bolo fez tanto sucesso que uma mamãe de outra adolescente pediu um igual! Fiz dois exatamente do mesmo modelo! =) E o mais legal: tudo comestível... do sapato à bolsa! Uma doçura!!!

No Natal de 2013 uma fiz uma baby entrando pela chaminé! Afinal... Natal, bebê e chaminé tem tudo a ver! =P

Na ocasião teria que preparar um cake para um "mensário" de uma babygirl que completaria 1 mês de vida no dia 25 de dezembro! Pensei, pensei, pensei... em como fazer uma arte bacana que pudesse representar essa data. Mandei esse "rabisco" pra mamãe da baby: 


Rabisco aprovado e mãos a obra! Fiz quadradinhos de pasta de chocolate pra "construir" a chaminé... e modelei uma baby com chupeta! Papai Noel teria ficado orgulhoso de descer pela minha chaminé 100% comestível! 


Poderia aqui continuar discorrendo sobre todas as histórias da elaboração das artes em açúcar nos cakes da Dona Fofa... mas vou selecionar só mais algumas imagens. O "resumo da ópera" é que tenho aprendido mais e mais. Trabalhar com açúcar é uma verdadeira terapia e ver ou saber da reação das pessoas homenageadas é, na verdade, uma sensação que não tem preço! 

Descobri que a vida pode ser doce... é só imaginar! =)

Cake Adventure time: 

Cake da Cinderela... carruagem ABSOLUTAMENTE comestível!

Cake Little Poney: 

Cake Angry Birds... passarinhos deliciosos! 

Indiana Jones: delícia de aventura!

Super Mários Bros! Doce joguinho!

Delícia de anjinho: 

Peppa e toda a família... nada de lama, tudo de açúcar! 

Turma do Cocoricó... doce de fazenda:

Lambretta dos anos 50... anos dourados com muito doce!




sábado, 31 de maio de 2014

Primeiro a ideia... depois o CAKE!

Antes de saborear aquele cake DELICIOSOOOOOOO primeiro vem a ideia!

Como vc quer o seu cake?
Pra quem é?
Para quantas pessoas?
Do que o aniver gosta?
Quais os personagens?
Quais as cores?

São taaaantos pormenores que às vezes ninguém imagina o trabalho que dá! É uma verdadeira investigação!

Preparei um cake da pantera cor-de-rosa a pedido de uma amiga que tem uma mamis super fã da personagem!!! Ela fez aniver e a filha queria fazer uma surpresa. Depois de respondida todas as perguntas acima, fiz um suuuuuuuper (hahahahaha) desenho que aprendi em "Harvard"... hahahaha pra ter mais ou menos uma noção de como ficaria o bolo. Lógico que dei uma fuçada no Google pra ver uns modelinhos... mas a ideia original que saiu da cabeça juntando tudo o que tinha de informação da minha amiga e todos os modelos que havia pesquisado foi essa:


Depois da "aprovação" da minha queridíiiiiiiissima cliente (adooooro vc Carol! sqn! hahaha) Comecei a colocar a mão na massa e depois na pasta... literalmente.

Trigo, ovos, açúcar, manteiga.... bate aqui, mistura ali.... forno e tal.... recheia o bolo... prensa, espera e finalmente começa uma das partes que eu mais gosto: fazer arte de açúcar em cakes!

Procurei um desenho, na Internet mesmo, do rostinho da pantera e lá fui eu imprimir... A imagem que encontrei na net foi essa:

Depois do desenho impresso fiz um trabalho minuncioso de corte na pasta... com estecas mesmo... não precisa eu dizer aqui o quanto foi trabalhoso fazer todo esse recorte a mão! Um dia terei verba suficiente pra comprar aquela máquina chiquérrima que faz corte em pasta... mas por enquanto.... que meu ateliê é bem modesto... vou arriscando com as mãos e me divertindo muito com tudooooooo!

O resultado final do cake foi esse:



A pantera ficou pensando "Parabéns, Maria", que é o nome da aniver e pra fazer o bigode deixei 4 velinhas daquelas que saem faísca. 


Nem precisa dizer que este é um dos meus cakes favoritos... que fiz beeeem no início de "oficializar" a Boleria Dona Fofa... 

Amei esse cake e o desafio de fazer essa pantera, que eu amo de paixão tb! 



Um BOLO não é só um bolo!

Certamente você sempre vai ter em mente “aquele” bolo que te marcou em 1900 e tanto, quando era criança... “Aquele” bolinho que a sua avó ou mãe preparava, que era uma delícia... ou que ficou lindo, ou que fez o maior sucesso no seu aniversário porque tinha tudo a ver com você... ou simplesmente “aquele” bolo delicioso que você gosta de comer tomando um café ou um chocolate quente... 

A verdade é que, nesses bolos, tem mais que açúcar, ovos, manteiga e trigo... Usa-se muito mais que a batedeira, o “fouet”, o forno... Pra fazer um BOLO, com caixa alta mesmo, o tempo que se leva vai muito além das idas ao supermercado, da espera pra assar e das horas pra rechear e confeitar... 

Um BOLO pra homenagear, pra surpreender o aniversariante e os convidados, e ficar perfeito, gostoso, vistoso, precisa ser imaginado com carinho, planejado com cuidado e preparado com amor... É preciso saber pra quem vai o bolo, do que o aniversariante ou homenageado gosta, quais as cores, hobby, manias e personagens favoritos... É preciso estudar as características e a história dos personagens! 

Cada camada de recheio, cada fatia de massa, cada detalhe da arte leva os ingredientes "básicos" que precisam estar em perfeita harmonia com essas informações. Nas funções de jornalista e também "cake design", amo escrever e posso dizer que sempre amei fazer CAKES... mesmo! E quando alguém que provou do meu bolo, volta pra dizer o quão gostoso e bonito estava... o relato soa como música para os meus ouvidos! Eu me “derreto” toda! Rs 

Gosto de ouvir elogios e também aceito críticas (construtivas)! O elogio motiva e com as críticas me esforço para melhorar cada vez mais!Tenho prazer em preparar um BOLO gostoso, sou apaixonada por arte em açúcar, fico com água na boca por uma delícia doce e não abro mão de escrever sobre tudo isso! 

Portanto, os amigos que curtem e visitam esta página sempre vão ler uma historinha sobre o bolo, as minhas pesquisas sobre os personagens e alguma informação sobre o preparo. Porque, como eu disse no começo, pra mim, um BOLO não é e nunca será só um bolo!


Reflexões da "DONA FOFA"!!! #amoCakes